Moral e Etica
É comum considerar Moral e Ética como sinônimos. Isso não é correto: Moral é Moral! Ética é Ética!
Moral
Etimologicamente, o termo Moral é originário da língua latina - mors, moris - para significar costumes ou conjunto de costumes e normas livres e conscientemente aceitas, que objetivam organizar as relações dos indivíduos na sociedade; por extensão, significa a teoria que objetiva orientar a ação humana, submetida ao dever e com vistas ao bem.
Os antigos consideravam a Moral como ciência das leis ideais que dirigem as ações humanas e a arte de as aplicar corretamente às diversas situações da vida. Considerada com ciência, supõe o conhecimento racional de alguns princípios; como arte, indica as regras necessárias para bem governar a vida.
Dentro deste ponto de vista, a Moral é eminentemente prática, pois trata de problemas práticos, tais como o dever de fazer - ou deixar de fazer - alguma coisa, falar a verdade ou mentir, guardar silêncio ou manifestar-se . "Na vida real, o Ser Humano confronta-se sempre com problemas práticos dos quais ninguém escapa. E, para resolvê-los, recorre a normas, cumpre determinados atos ou formula juízos e até se serve de determinados argumentos ou razões para justificar a decisão tomada ou os passos dados" (Ética" , Adolfo Sanchez Vasques). Esta é a Moral prática.
Todavia, não se pode esperar que o Ser Humano somente aja moralmente, ou seja, enfrentando os problemas práticos, tomando decisões e realizando certos atos para resolvê-los. Certamente, também reflete sobre seu comportamento prático e o toma como objeto de sua reflexão e de seu pensamento. Quando isto ocorre, dá-se a passagem do plano da prática moral para o da teoria moral, a Moral refletida. Passa-se, então para o campo da Ética.
Ética
A palavra Ética, a contrário do termo Moral, deriva do grego - ethos. Em princípio, significa caráter, forma de ser, costumes, mas sua aplicação está voltada para a demonstração do comportamento efetivo