CRONOLOGIA SERVIÇO SOCIAL
Segundo Faleiros (2009), a ONU considera que a definição do nível de vida de uma população decorre da quantificação dos índices de satisfação das necessidades de alimentação, habitação, saúde, educação, cultura e lazer. O estudo das necessidades sociais está pautado contraditoriamente em dois paradigmas: um funcionalista e outro marxista. O primeiro modelo compreende a satisfação ou a insatisfação das necessidades humanas numa perspectiva naturalista/culturalista do sujeito e das comunidades. O segundo, entretanto, compreende a satisfação ou insatisfação das necessidades humanas numa perspectiva estruturalista do sujeito e das relações estabelecidas entre esse e a sociedade.
O surgimento da discussão dos direitos sociais e das políticas sociais parte da percepção de que o valor pago pelo capital a força de trabalho não atendia ás necessidades sociais básicas e que era preciso uma ação que legitimasse esse direito de atendimento das necessidades básicas visto que essa satisfação é a responsável pela reprodução e manutenção do capital.
Se analisarmos a realidade social, podemos perceber que algumas especificidades são visivelmente perceptíveis a grupos e indivíduos, mas que essas contraditoriamente permanecem universais - diferenciação quanto aos direitos políticos (votar), aos direitos sociais (acesso ao trabalho definido pela idade e sexo), à instrução (crianças normais ou deficientes), à saúde (adultos e velhos) constituem as especificidades, porém a distinção com relação à proibição à toTRABALHO DA DISCIPLINA
INTRODUÇÃO AO SERVIÇO SOCIAL
Diante dos crescentes problemas sociais, surgem leis protetoras das classes menos favorecidas e a necessidade de uma profissão que respondesse à estas, exigências. O Assistente Social surge com proposta de amenizar as condições que favorecem a desigualdade humana.
Quando a atividade se