CRONOLOGIA DO SERVIÇO SOCIAL
ELISIANE S. LIMA SANTANA – MATRÍCULA Nº 409141419
FABÍOLA BARROS DE ANDRADE – MATRÍCULA Nº 409141267
Trabalho apresentado à Disciplina de Ética Profissional em Serviço Social I da Professora Isadora Ribeiro Silva Costa e Tutora Aline Nascimento para avaliação.
SALVADOR
2014
Num contexto geral sobre as leituras das aulas de Ética no sistema AVA da Unifacs, serão aqui destacadas cronologicamente, fragmentadas e comentadas sucintamente, percebendo-se uma luta sociopolítica histórica dos Assistentes Sociais. Seráobservado o sufocamento do desejo de ruptura dos demais profissionais sociais opulentos da política cristã da Igreja Católica e do Estado. Além da repaginação do Serviço Social ocorrida devido a “erosão do Serviço Social tradicional [...]” (NETTO, 2006, p.146), e ainda citando Netto, “Sinteticamente, o fato central é que, no curso deste processo, mudou o perfil do profissional demandado pelo mercado de trabalho que as condições novas postas pelo quadro macroscópico da autocracia burguesa faziam emergir: [...].” (NETTO, p. 123).
O presente trabalho faz considerações acerca do processo de renovação do Serviço Social brasileiro, que desembocou nas três perspectivas do Serviço Social, discutidas por José Paulo Netto (2006): a modernização conservadora, a que faz uma reatualização do conservadorismo e a que busca romper com as formas tradicionais da profissão. Projeto ético-político, a questão social e a importância do Movimento de Reconceituação.
Posteriormente, no capítulo três, problematizamos o atual Projeto Ético-Político construído coletivamente e assumido hegemonicamente pela categoria dos assistentes sociais em sua inserção na contracorrente da ideologia neoliberal e da reestruturação produtiva. O processo de Renovação do Serviço