Ser Empreendedor. Dom ou Necessidade?
Quinze milhões de empreendedores, esse são números divulgados pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que mede as taxas de empreendedorismo mundial.
Mas afinal tal aumento se deve a que? Necessidade ou Dom? Basta querer ser o dono do próprio negócio? Ou associa-se a necessidade?
Ser empreendedor não basta arriscar ao acaso, precisa saber onde está arriscando e quais as conseqüências desse arriscar.
Como identificar se tenho características empreendedoras?
1) Estar insatisfeito com sua real situação, e dessa maneira tomar suas decisões;
2) Saber compartilhar riscos;
3) Se planejar estabelecendo objetivos e metas;
4) Ter sede de buscar informações e comunicar-se;
5) Saber enxergar oportunidades;
6) Saber começar e recomeçar sempre que houver necessidade;
7) Conhecimento do ramo ou atividade a ser escolhido;
8) Organização;
9) Iniciativa e garra;
10) Persistir sempre! Desistir jamais.
Antes de qualquer necessidade ou insatisfação com a real situação, analise os riscos, para que você futuro dono de seu negócio, não entre nas estatísticas de empresas que fecham a porta no 6º ano de vida.
Faça de seu planejamento um projeto de vida, tendo sempre em mente longevidade pro seu negócio, e uma herança a ser deixada/seguida por filhos e netos.
Para você que pensa em abrir seu próprio negócio, análise, pesquise, veja se possui alguma(s) dessa(s) característica (a).
Se identificou, reflita e pergunte-se: O que pretendo abrir e/ou montar? Como vou abrir e/ou montar? E para que vou abrir e/ou montar?
Fortaleça sua rede de contatos, e sempre que necessário consulte um profissional especializado para as devidas orientações.
Rinaldo Neves - Economista & Consultor Titular da RN CONSULTORIA Empresarial
Leia mais em: