Praticas Quimica Inorganica
Determinar a porcentagem de oxigênio presente na composição do ar.
Introdução
A porcentagem de oxigênio no ar foi determinada pela primeira vez com exatidão por Lavoisier, que aqueceu, em recipiente fechado, uma quantidade conhecida de ar, em contato com mercúrio. Passados doze dias, o mercúrio absorvera um quinto do ar existente e apresentava-se coberto de placas vermelhas. Mediante novo aquecimento, Lavoisier fez o mercúrio liberar uma quantidade equivalente de oxigênio.
O que pretendemos com essa prática é, com o mesmo intuito de Lavoisier, verificarmos a quantidade de oxigênio existente no ar. Para isso utilizaremos o efeito do oxigênio sobre metais, a oxidação. No nosso dia-a-dia podemos perceber esse fenômeno ocorrendo com muita facilidade. A ferrugem é um exemplo bastante clássico e é um caso particular de oxidação, quando temos a deposição de oxigênio na superfície de objetos à base de ferro. Esse processo provoca a corrosão desses metais.
Sabendo que no processo de oxidação há consumo de oxigênio, essa nossa experiência passa a ter mais sentido e a ficar mais clara. Com isso veremos que é simples determinar a quantidade de oxigênio no ar a partir de uma experiência, na qual deixaremos um pedaço de palha de aço oxidar-se dentro de uma proveta emborcada em um béquer contendo água, a partir do deslocamento de água para dentro da proveta.
Material
Béquer de 400ml
Béquer de 150ml
Proveta de 100ml
Recipiente plástico
Bastão de vidro
Palha de aço
Gancho para a retirada da palha de aço da proveta
Régua milimetrada
Procedimento
Antes de começar seu experimento coloque água no béquer de 400ml, cerca de um pouco mais que a metade, pois precisará mais tarde.
1. Preparação de um banho com vinagre diluído
Utilizando o béquer de 150ml, prepare o banho diluindo 40ml de vinagre para 40ml de água destilada e despeje no recipiente plástico.
2. Embebendo a palha de aço no banho de vinagre
Pese aproximadamente 4g