moral e etica
A Moral é um conjunto de regras adquiridas por meio da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano que orientam o comportamento de um indivíduo em uma sociedade. Essas regras alteram o modo de agir das pessoas, sendo que está associada aos valores estabelecidos coletivamente por cada cultura ou por cada sociedade a partir de uma consciência individual, que são formadores de opinião, que distingue o bem do mal ou a violência dos atos de paz e harmonia.
A moral diferencia-se da ética no sentido de que esta tende a julgar o comportamento moral de cada indivíduo, mas ambas buscam o bem-estar social.
Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social, já que segundo Motta (1984) é um "conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social”
A Ética teria surgido com Sócrates, essa investiga e explica as normas morais que também levam o homem a agir por convicção e inteligência.
"Vásquez (1998) aponta que a Ética é teórica e reflexiva, enquanto a Moral é eminentemente prática. Uma completa a outra, havendo um inter-relacionamento entre ambas, pois na ação humana, o conhecer e o agir são indissociáveis."
Para Aristóteles, "toda a racionalidade prática visa um fim ou um bem e a ética tem como propósito estabelecer a finalidade suprema que está acima e justifica todas as outras, e qual a maneira de alcançá-la. Essa finalidade suprema é a felicidade, e não se trata dos prazeres, riquezas, honras, e sim de uma vida virtuosa, sendo que essa virtude se encontra entre os extremos e só é alcançada por alguém que demonstre prudência."
A diferença prática entre Moral e Ética é que esta é o juiz das morais, assim Ética é uma espécie de legislação do comportamento Moral das