moradia popular
Santo André em pleno desenvolvimento e crescimento habitacional se viu na necessidade da Criação de uma empresa municipal de Habitação para suprir as necessidades habitacionais do município.
O município ocupa 175km² de área com uma população que chega a 680.496 habitantes (conforme o censo de 2012), chegando a uma densidade demográfica de 3.888,54habitantes / Km².
1.1.1. EMPRESA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO POPULAR DE SANTO ANDRÉ S.A – (EMHAP)
Criada em 07 de agosto de 1990 em conformidade com a Lei nº 6.631 de 28 de maio de 1990, com a finalidade de promover a construção de habitações populares e a melhoria das condições urbanísticas, de acordo com a política habitacional e as diretrizes do Plano Diretor. A EMHAP é uma sociedade de economia mista, vinculada diretamente à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDHU).
Até 1993 foi responsável pela construção de unidades habitacionais no município (Conjunto Prestes Maia I e Conjunto dos Estados) e financiamento de materiais de construção através de mutirão (Oratório).
1.1.2. Parcerias entre a EMHAP e o Município:
Projeto de Requalificação Habitacional, que consiste na concessão de financiamento para reforma ou construção de unidades habitacionais nos núcleos urbanizados e nos conjuntos habitacionais classificados como ZEIS (Zona Especial de Interesse Social);
Administração dos contratos de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU), outorgados pelo município aos moradores de ZEIS em terras municipais.
Administração dos contratos de Concessão Administrativa nos Centro de Negócios (CENES).
No Plano Municipal de Habitação há previsão para os próximos anos de um significativo aumento na produção habitacional pela municipalidade e conseqüentemente um aumento das atividades da empresa.
1.1.3. Continuidade dos programas de Habitação
A partir de 1996 a construção de unidades habitacionais foi assumida pelo Departamento de Habitação (DEHAB) – SDUH, cabendo à empresa sua