Moradias Populares em Américo Brasiliense
1. INTRODUÇÃO
O Plano Diretor, como o próprio nome sugere, visa direcionar o crescimento das cidades de forma organizada e planejada, para que assim possamos viver em uma sociedade sólida.
Em seu contexto são abordadas questões do nosso cotidiano, como por exemplo, código de postura, loteamentos, uso de solo urbano, rede viária, saneamento, moradias populares, dentre outros.
Grandes cidades, em função da falta de plano diretor, durante sua estruturação, foram crescendo descontroladamente, O trânsito congestionado, a falha nos sistemas de abastecimentos, o surgimento de favelas, são exemplos claros do caos que foi instaurado devido à falta de planejamento.
Talvez, de primeiro momento o que é mais notável aos nossos olhos são as favelas, por seus tamanhos, estruturas e as condições a que expõe seus moradores. Há quem acredite que essas condições são válidas somente às grandes cidades, porém, essa não é bem a realidade.
Em Américo Brasiliense, cidade localizada a 280 km da capital paulista, com 34.144 habitantes, segundo o senso de 2010, o plano diretor foi constituído em 2006, visando garantir o bem estar de seus habitantes.
Art. 2º O Plano Diretor do Município de Américo Brasiliense será o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana do Município, que tem por objetivo geral ordenar as funções sociais da cidade e da propriedade urbana, garantir o bem-estar de seus habitantes e proteger, preservar e recuperar o meio ambiente natural e construído e o patrimônio cultural, histórico, artístico, paisagístico e arqueológico.”
2. PREFEITURA E SUAS PARCERIAS
Quando não tem esta parceria deixa de existir visitas periódicas de outros profissionais ou futuros profissionais da área, lembrando que toda crítica de um profissional é produtiva elevando a qualidade do empreendimento.
Quando traz uma universidade para dentro do canteiro de obra você traz alunos e professores com seus