gametogenese
Espermatogênese (testículos) Oogênese (ovários) espermatogônia (2n2C) oogônia (2n2C) vida intra uterina
↓ mitoses ↓ espermatogônia (2n2C) oogônia (2n2C)
↓ interfase ↓ espermatócito primário (2n4C) oócito primário (2n4C)
↓ meiose I (separação dos cromossomos-homólogos) ↓ espermatócito secundário (1n2C) oócito secundário e 1° corpúsculo polar (1n2C)
↓ meiose II (separação das cromátides-irmãs) ↓ espermátide (1n1C) óvulo e 2° corpúsculo polar (1n1C)
↓ espermiogênese espermatozoide (1n1C)
Explique o mecanismo responsável pela interrupção do oócito primário na prófase I por um período tão longo e como é retomada a meiose.
Interrompem logo no início, no diplóteno da prófase, devido ao inibidor da maturação do oócito (oocyte maturation inhibitor – OMI), um peptídeo com 1 a 2kDa, secretado pelas células vizinhas, as células foliculares. Nesse período de suspensão da meiose, favorecido pela quantidade duplicada do DNA, há um acúmulo de RNAm e RNAr, que serão usados para a síntese de glicoproteínas que compõem a zona pelúcida, um envoltório do gameta feminino; para a produção de substâncias que são armazenadas nos grânulos corticais e exocitadas na fertilização, e para a tradução de proteínas necessárias no início do desenvolvimento embrionário.
Depois da puberdade, em cada ciclo menstrual, um oócito primário retoma a meiose, já que o OMI não é mais transferido, porque as junções