GAMETOGENESE
Dá-se o nome de gametogênese ao processo de formação dos gametas, o que se processa no interior das glândulas sexuais ou gônadas. A gametogênese compreende a ESPERMATOGÊNESE e a OVOGÊNESE, a primeira a delas corresponde a produção dos espermatozóides , e a segunda, à formação dos óvulos. A espermatogênese se passa nos testículos e a ovogênese , nos ovários. Tanto a espermatogênese quanto a ovogênese abrangem 3 fases fundamentais sucessivas: fase de multiplicação, fase de crescimento e fase de maturação. Os espermatozóides são células muito ativas, com enorme capacidade de movimentação .Sei citoplasma é reduzido e o núcleo é a parte mais volumosa. Durante sua formação os espermatozóide se especializam para função reprodutiva: perdem parte do citoplasma , reduzindo seu peso , e adquirem cauda , com a qual nadarão até o óvulo.
O óvulo é uma célula bem maior que o espermatozóide, e não se movimenta ativamente. Sua especialização mais marcante , é possuir , estocados no citoplasma , grânulos de substâncias nutritivas, os grãos de vitelo. A função dessas substâncias é assegurar a nutrição do embrião que se desenvolverá após a fecundação.
As gônias e o período de multiplicação.
As células que irão originar gametas já estão predeterminadas , desde o começo da vida de um embrião. Ainda nessa fase , células germinativas primordiais, diplóides, migram para a região das gônadas( testículo ou ovário) em formação.
Nos machos , na região do futuro testículo essas células se transformarão em espermatogônias ,enquanto nas fêmeas, na região do futuro ovário , se transformarão em ovogônias.
Espermatogônias e ovogônias vão se multiplicando por mitose , aumentando de número.
Nos machos a multiplicação inicia na puberdade e perdura por toda vida.
Nas fêmeas dos mamíferos o período de multiplicação restringe-se à vida embrionária .
Essa diferença de multiplicação das gônias explica por que o número de gametas produzidos é