Gametogenese
Trabalho De Biologia
Assunto:
Alunos:
Abila Ramos da Silva
Rudson Patrick Pereira Gomes
Juliana Lima De Oliveira
Serie: 3° D
Dia 22 de Março De 2014
Vilhena-Ro
Gametogênese
Gametogênese é o processo de formação e desenvolvimento das células germinativas especializadas, os gametas, que ocorre em organismos dotados de reprodução sexuada. Nos animais, a gametogênese acontece nas gônadas, órgãos que também produzem os hormônios sexuais, que determinam as características que diferenciam os machos das fêmeas.
O evento fundamental da gametogênese é a meiose, que reduz à metade a quantidade de cromossomos das células, originando células haploides, preparando as células sexuais para a fecundação, com a fusão de dois gametas haploides reconstitui o número diploide característico de cada espécie.
As células que dão origem aos gametas, chamadas células germinativas primordiais (CGPs), são encontradas até a quarta semana na parede do saco vitelínico e a partir de então iniciam a migração, por movimento ameboide, e fixam-se na parede dorsal do corpo, local em que irão formar as gônadas. O processo inicia-se com a multiplicação das células germinativas (diploides – 2N), também denominadas de espermatogônias e ovogônias, por meio de sucessivas divisões mitóticas seguidas por divisões meióticas, quando propriamente são formados os gametas (células haploides – N). No gênero masculino, esse mecanismo é contínuo, apresentando algumas variações durante a vida do indivíduo. Contudo tendo o seu princípio caracterizado no instante em que o organismo atinge a maturação (a puberdade), geralmente entre 13 e 16 anos de idade e declinando com o envelhecimento. No gênero feminino, as células germinativas são originadas no período embrionário, com quantidade suficiente para atender o mecanismo reprodutivo, expelindo normalmente um único gameta