Pensamentos econômicos
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. PENSAMENTO ECONÔMICO DE SMITH
3. PENSAMENTO ECONOMICO DE MARX
4. PENSAMENTO ECONOMICO DE KEYNES
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos abordar os pensamentos e teorias econômicas de Smith, Marx e Keynes que são representantes do pensamento econômico clássico e moderno.
Queremos mostrar as referências, e a lógica de cada um para desenvolver suas teorias que são formadoras da economia contemporânea.
2. PENSAMENTO ECONÕMICO DE SMITH
Adam Smith foi um filósofo do século XVIII e é considerado o “Pai da Economia”. Com sua obra principal, (Uma Investigação sobre a Natureza e as Causas d’) A Riqueza das Nações, é o teórico mais importante do Liberalismo Econômico; defendendo a capacidade de auto-regulação do mercado e a mínima intervenção Estatal (e como conseqüência, uma sociedade mais igualitária e próspera).
O Liberalismo Econômico defende a lei da oferta e procura, ou seja, o mercado dispensa intervenções, pois se regula de acordo com os interesses pessoais de cada indivíduo (a chamada “mão invisível do mercado”). De acordo com a procura por um produto ou serviço, o preço seria naturalmente regulado (pois haveria concorrência) e a qualidade do produto iria evoluir.
São princípios fundamentais do liberalismo a defesa da propriedade privada, a igualdade perante a lei (estado de direito), o livre mercado, e a limitação do governo.
Ao atacar com suas ideias o mercantilismo (por sua grande intervenção) e os privilégios feudais, o liberalismo encontrou grande apoio na burguesia. Também foi fundamental para esse apoio, a defesa da acumulação de capital; assim sendo uma base do sistema capitalista nos séculos posteriores.
O liberalismo clássico iniciou seu declínio no fim do século XIX, tendo seu ápice na quebra da Bolsa de Valores de Nova York