Gametogenese
OBS: O material apresentado, constitui um roteiro de estudo para o aluno, que deve consultar a bibliografia INDICADA no inicio do curso.
Dá-se o nome de gametogênese ao processo de formação dos gametas, o que se processa no interior das gônadas. A gametogênese feminina compreende a OVOGÊNESE, à formação dos ovócitos. A ovogênese se passa nos nos ovários, abrangem 3 fases fundamentais sucessivas: fase de multiplicação, fase de crescimento e fase de maturação. A ovogênese é uma seqüência de eventos, através dos quais as células primitivas, do ovários, denominadas ovogônias se transformam em ovócitos maduros. Tem início antes do nascimento e termina após a maturação sexual.
O óvulo é uma célula que não se movimenta ativamente. Sua especialização mais marcante , é possuir , estocados no citoplasma , grânulos de substâncias nutritivas, os grãos de vitelo. A função dessas substâncias é assegurar a nutrição do embrião que se desenvolverá após a fecundação.
As gônias e o período de multiplicação.
As células que irão originar gametas já estão predeterminadas , desde o começo da vida de um embrião. Ainda nessa fase , gonocitos, diplóides, migram para a região das gônadas( testículo ou ovário) em formação.
Nas mulheres, na região do futuro ovário , células germinativas primordiais, se transformarão em ovogônias. Ovogônias vão se multiplicando por mitose , aumentando de número.
Nas fêmeas dos mamíferos o período de multiplicação restringe-se à vida embrionária .
Na espécie humana , por exemplo, a mulher libera apenas um óvocito por mês , aproximadamente entre os 12 e os 45 anos de vida .
Citos I e II , período de crescimento e meiose.
Nas fêmeas , as ovogônias crescem muito ( isto ainda na vida intra-uterina), podendo acumular enormes quantidade de vitelo .Elas passam a ser chamadas de ovócitos primários ( ou ovócitos I ou de 1º ordem)células diplóides. Os ovócitos duplicam os cromossomos e