Historia da paraiba
Começaremos a estudas a História da Paraíba a partir da chegada dos europeus, do início da conquista do território indígena, nos primórdios do Século XVI, quando começa o chamado período colonial.
Porém, para entendermos nossa história da fase colonial precisamos saber algumas coisas sobre os europeus, principalmente sobre os portugueses. Afinal, como estava a Europa no século XV e XVI (quando iniciou-se a colonização)? E Portugal? Que importância tinha dentro da Europa? O que os portugueses vieram fazer aqui? O que é que eles queriam?
Tudo começou no século XV com a ganância dos europeus em busca de riquezas. A Europa vinha desenvolvendo o comércio, era esta a atividade, agora, mais importante para o enriquecimento da burguesia e para o fortalecimento dos governos e, portanto, do poder dos países europeus. Mas, havia sérios problemas para que esse comércio continuasse crescendo. Faltava mercadorias, metais preciosos (utilizado para cunhar moedas), terras férteis e pessoas em quantidade suficiente para trabalhar e produzir mercadorias.
No século XIV a Europa sofreu grandes perdas de sua produção agrícola, em decorrência de condições climáticas desfavoráveis, provocando escassez de alimentos e, por conta disso, fome, desnutrição e morte. Enfraquecida pela fome, grande parte da população foi atingida pela Peste Negra, uma epidemia trazida do oriente através de uma navio com pessoas contaminadas. Os bairros mais pobres das cidades foram os mais atingidos, devido a desnutrição de seus moradores e as precárias condições de higiene. Cerca de um terço da população européia morreu devido a Peste Negra, reduzindo, assim, a mão-de-obra.
A série de problemas que atingia e Europa no século XIV se prolongou até a primeira metade do século XV. Tratou-se, na realidade, de uma verdadeira crise econômica que abalou de tal forma a Europa provocando conseqüências em todos os aspectos da sua vida. Os europeus tiveram, então, de procurar soluções para