historia da paraiba
É forças auxiliar e reserva do Exército Brasileiro e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social brasileiro. Seus integrantes são denominados militares dos Estados (artigo 42 da CRFB), assim como os membros dos corpos de bombeiros militares.
As três primeiras organizações militares ou militarizadas foram Tropa de Linha, Milícias e Ordenanças. TROPA DE LINHA - Equivale ao exército, organizada em Regimentos, recebiam nomes dos lugares onde se instalavam, era composta de nobres portugueses e brancos, estes alistados entre os componentes das milícias, era regular, permanente e remunerada. Subordinada ao Juiz de Paz.
MILÍCIAS - Denominada de Terço, auxiliar da Tropa de Linha, organizada em Regimentos, localizados em Freguesias, comandante o título de Coronel, seus integrantes eram escolhidos nas Freguesias, serviço obrigatório e gratuito, os Oficiais eram escolhidos pela população, treinamentos nos fins de semana e feriados, ás vezes organizavam-se em classes sociais ou categorias profissionais (conhecidas como Tropa Urbana - Úteis( comerciantes e caixeiros), Henrique Dias( Artífices e taberneiros) e Capitão de Assalto( negros libertos - auxiliava a tropa de linha como mensageiro na guerra e caçava escravos fugidos na paz). Tropa indisciplinada e desorganizada.
Extinta com a criação da Guarda Nacional
ORDENANÇAS - Organizadas em Regimentos, divididos em Companhias, formadas por 10 esquadras, compostas por 25 homens cada, comandadas por um cabo Comandante de um regimento de ordenança tinha o título de Capitão ou Sargento-mor(escolhido pelo rei de Portugal) Comandante das Companhias eram escolhidos pelo Comandante do Regimento e os Cabos pelo povo do lugar era obrigatório o serviço a todos os homens de 18 a 60 anos(exceto pessoas do clero e das milícias) não remunerados treinamentos nos domingos e