8374995784
1458 palavras
6 páginas
QUESTÕES PARA DISCUSSÃO CAPÍTULO 21 – Por que é importante estudar as teorias administrativas e organizacionais?
As teorias influenciam a prática, servindo como guia para as decisões da administração; As teorias influenciam a forma como enxergamos as pessoas, as organizações e o meio em que elas estão inseridas;
As teorias servem como fonte de compreensão e/ ou previsão de práticas observadas nas organizações.
2 – Como o contexto histórico influencia o surgimento de cada uma das escolas de pensamento apresentada deste capítulo? Dê exemplos.
O pensamento administrativo surge com conseqüência da consolidação do capitalismo e, ao mesmo tempo, do processo de modernização das sociedades ocidentais:
Escola clássica – surgimento do capitalismo
Os primeiros estudos sistematizados acerca da administração, dando início a sua demarcação como uma nova disciplina. Principais autores. Taylor, Fayol e Weber.
Enfoque comportamental – Crise do capitalismo 1930
A importância do fator humano na administração com a incorporação das dimensões humanas no estudo da administração. Principal autor Elton Mayo.
Abordagem Quantitativa – Segunda Guerra Mundial
Desenvolvimento da área da administração em vários sentidos, sendo a abordagem quantitativa um resultado imediato da transposição de técnicas de pesquisa operacional.
Teoria dos sistemas – Impactos na Segunda Guerra Mundial
As organizações são vistas como sistemas abertos.
Enfoque contingencial – Impacto da Segunda Guerra Mundial
Consolida-e a partir dos conceitos da teoria dos sistemas. Basea-se na concepção da organização como um sistema aberto, em contínua interação no ambiente onde está inserida. 3 – Quais as principais diferenças entre as contribuições que compõem a escola clássica de administração? Por que a administração científica e a gestão administrativa são estudadas no âmbito da mesma escola?
Administração científica – Frederick