Inovações tecnológicas na construção de moradias populares
CASO DE SÃO LUIZ DO PARAITINGA
Na virada do ano de 2009 para 2010, uma forte chuva atingiu o Vale do Paraíba causando danos em várias cidades da região e alagando a cidade São Luiz do Paraitinga, onde aproximadamente 9.000 pessoas foram obrigadas a deixar suas casas (quase toda a população), de acordo com estimativas da Defesa Civil Estaduais. Prédios históricos foram danificados, entre eles a ígreja Matriz São Luiz de Tolosa, construída no século 19, que desabou devido ao impacto das águas da enchente.
Imagem 2: Desabamentpo da Igreja Matriz São Luiz de Tolosa
.Fonte: http://www.webartigos.com/articles/31583/1/Enchentes-e- Desmoronamentos-a-Culpa-e-de-Quem/pagina1.html
Com o grande volume de chuva, o rio Paraitinga, que corta a cidade, transbordou, fato ocorrente na cidade, mas que dessa vez ganhou uma dimensão catastrófica. O nível do rio subiu aproximadamente 12 metros e inundou praticamente todo o município. Imóveis ficaram cobertos, e muitos não resistiram e desabaram. Todo o centro histórico (que abriga o conjunto arquitetônico de casas térreas e sobrados) foi inundado. De acordo com informações da prefeitura, a área tem cerca de 90 imóveis tombados pelo patrimônio histórico.
Imagem 2: Vista do centro da cidade durante enchente.
. Fonte:http://www.polmil.sp.gov.br/inicial.asp?OPCAO_MENU=LINK&txtHidden=352&flagHidden=D&SelAssunto=Ve%EDculo+localizado&txtPlvChave=&txtPlacaVeiculo
Pessoas do País inteiro se comoveram com o desastre e doaram alimentos e roupas, assim como ajuda física para limpar e reorganizar a cidade. Além disso muitos órgãos públicos foram enviados para região para recuperar objetos históricos de edifícios tombados, promover uma reconstrução sustentável e auxiliar psicologicamente a população.
Causas do Desastre
Com base em informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a enchente na virada de 2009 para 2010 foi