Monopólio de mercado - Correios
Sumário
Introdução
Este trabalho tem o objetivo de explicar o que é Monopólio e assim mostrar como a Empresa de Telégrafos e Correios ou somente Correios se aplica a Monopólio.
Monopólio
É a situação de mercado na qual um único vendedor ou produtor oferece um serviço ou bem requerido pela demanda para suprir as necessidades do setor. Para eficácia do monopólio, não deve existir nenhum tipo de produto alternativo ou substituto para o serviço ou bem que o monopolista oferece. Não deve haver ameaça de que outro concorrente entre no mercado, o que permite ao monopolista o controle de preços.
Para que o poder monopolista possa ser exercido, existem as seguintes condições:
Ter uma tecnologia específica que permita à empresa produzir, com preços razoáveis, a quantidade necessária para abastecer o mercado.
Controle de um recurso indispensável para conseguir o produto
A empresa deve ter o direito exclusivo de produzir um bem ou serviço em uma determinada área.
Dispor do direito de desenvolver uma patente sobre o produto ou processo produtivo.
O monopólio traz alguns efeitos indesejáveis do que aqueles provenientes da livre concorrência entre empresas: menor produtividade de bens e serviços e preços maiores. Outra prática habitual dos monopólios é a discriminação de preços que implica na cobrança de diferentes valores para os mesmos bens e serviços, dependendo de qual parte do mercado está comprando.
História dos Correios
Os Correios tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663 e, desde então, vêm se modernizando, criando e disponibilizando serviços de qualidade que correspondam às expectativas dos seus clientes.
A empresa realiza importante função de integração e de inclusão social, papel indispensável para o desenvolvimento nacional. Na composição do seu faturamento, aufere 54,3% da receita com os serviços exclusivos (carta, telegrama e