icaro
Monopólio são empresas que detém toda a produção de um determinado produto para o mercado (única produtora ou fornecedora), O monopólio pode definir seu preço e nível de produção, pois não disputa mercado com ninguém, dessa forma, obtém a maior margem de lucro possível em seu mercado. Em caso de monopólios naturais como a distribuição de energia, por exemplo, onde as barreiras a entrada são permanentes e intrínsecas ao processo produtivo, normalmente ocorre regulamentações por parte do governo, para garantir que o preço e a produção sejam iguais a um ambiente competitivo, obrigando a empresa a atender de forma justa o maior número de consumidores possível.
MICROSOFT
Em 1995 a companhia Microsoft Corporation lançou no mercado o browser Internet Explorer, distribuindo gratuitamente pela Internet e embebedou no sistema operativo Windows. Estas ações levaram aconcorrente Netscape a apresentar queixa ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos por aquilo queconsiderou ser um comportamento anticompetitivo da Microsoft. Embora então esta última tenha negado asacusações, o Departamento de Justiça iniciou uma investigação, que levou emmaio de 1998 à instauraçãode um processo judicial.Neste processo, o Departamento de Justiça e vinte estados americanos alegavamque a Microsoft tinha competido de forma injusta com a Netscape ao integrar o programa Internet Explorerno sistema operativo Windows.
No julgamento, que se iniciou em outubro de 1998, diversos executivos da Netscape e de outras empresasligadas à informática prestaram testemunho sobre as suas relações comerciais com a Microsoft.
Esta etapa do caso veio a ser concluída apenas a 3 de abril de 2000,quando o juiz Thomas Jackson considerou ter a Microsoft violado a legislação antimonopólio vigente nos Estados Unidos da América nacomercialização do sistema operativo Windows,