Tipos de Estruturas de Mercado
12/08/2013 – Turma da Noite
Prof. Fabrício
1- A) Estrutura de mercado oligopólio: É uma forma evoluída do monopólio onde grupos de empresas ou governos promovem o domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços. Ocorre basicamente devido à existência de barreiras à entrada de novas empresas no setor. Em longo prazo os lucros extraordinários permanecem, pois as barreiras à entrada de novas firmas persistirão. Uma das formas de atuação da empresa é formação de cartéis. No oligopólio, os bens produzidos podem ser homogéneos ou apresentar alguma diferenciação sendo que, geralmente, a concorrência se efetua mais ao nível de fatores como a qualidade, o serviço pós-venda, a fidelização ou a imagem, e não tanto ao nível do preço.
B) Estrutura de mercado concorrência monopolística: A concorrência monopolista é uma estrutura de mercado que contém elementos da concorrência perfeita e do monopólio, ficando em situação intermediária entre as duas formas de organização de mercado. Situação de mercado em que há muitas firmas vendendo produtos diferenciados, substitutos próximos entre si. A margem de manobra para fixação dos preços não é muito ampla, uma vez que existem produtos substitutos no mercado. Além disso, a curva de demanda é levemente inclinada, ou seja, quanto maior o preço do produto menor a quantidade demandada. Quanto à diferenciação de produtos ofertados pelas firmas pode ser real ou ilegítima. No caso da diferenciação real, buscam-se diferenças reais nas características do produto. Costuma-se estabelecer, por exemplo, diferenças a respeito do aspecto de composição química, serviços oferecidos por vendedores, etc. No caso da diferenciação ilegítima do produto, as diferenças são artificiais, tais como marca, embalagem e design.
C) Estrutura de mercado monopolista: O monopólio é uma situação de mercado em que existe um só produtor de um bem ou serviço que não tenha substituto próximo. Para que o monopólio