TRAB
1.0 INTRODUÇÃO 3
2.0 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA 4
3.0 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL 5
4.0 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 6
5.0 conclusão 7
REFERÊNCIAS 8
1.0 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem a finalidade de expor, analisar e avaliar o tema “Estrutura de mercado do setor supermercadista” tomando por base os conteúdos vistos nas disciplinas de Microeconomia e Macroeconomia, Métodos Quantitativos, Ética, Política e Sociedade e Seminário II referentes ao 1º semestre do curso de Administração. Serão abordados tópicos referentes às principais estruturas de mercado, conceituando cada uma delas. Analisar-se-á a estrutura de oligopólio e a forma de atuação das grandes empresas do setor supermercadista do Rio Grande do sul. Também serão analisados dentro dos métodos quantitativos temas envolvendo as medidas descritivas, os números-índices, deflação de dados e a tendência do capitalismo, em sua fase atual, de se tornar monopolista e quais são as implicações sociais desta tendência.
Durante o desenvolvimento do trabalho serão analisados os temas que envolvem a estrutura de mercado do setor supermercadista do Rio Grande do Sul e o que essa estrutura representa no contexto atual e no futuro.
2.0 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
Na economia as estruturas de mercado definem os mercados e seus componentes, definindo a capacidade e a possibilidade de se operar concorrência ou não no mercado. Estudando as formas de mercado pode-se avaliar o tamanho e a capacidade que tem uma empresa para deter o poder de mercado e definir o preço de determinado produto. O mercado é constituído por compradores e vendedores e, dependendo de como se desenvolve esse processo de compra e venda, temos algumas estruturas de mercado diferenciadas, porém, com base no texto “Estrutura de mercado do setor supermercadista do Rio Grande do sul” pode-se constatar que a estrutura que está predominando é a estrutura