Diferentes tipos de Estrutura de Mercado
As Estruturas de Mercado são modelos que captam aspectos de como os mercados estão organizados. Cada estrutura de mercado destaca aspectos essenciais da interação da oferta e da demanda, baseando-se em características observadas em mercados existentes. Em todas as estruturas clássicas os agentes são maximizadores de lucro. As estruturas de mercado estão condicionadas por três variáveis principais:
a) número de firmas produtoras no mercado;
b) diferenciação do produto;
c) existência de barreiras à entrada de novas empresas.
No mercado de bens e serviços, as formas de mercado, segundo essas três características, são as seguintes:
Concorrência perfeita: número infinito de firmas, produto homogêneo, e não existem barreiras à entrada de firmas;
Monopólio: uma única empresa, produto sem substitutos próximos, com barreiras à entrada de novas firmas;
Concorrência monopolística (ou imperfeita): inúmeras empresas, produto diferenciado, livre acesso de firmas ao mercado;
Oligopólio: pequeno número de empresas que dominam o mercado, os produtos podem ser homogêneos ou diferenciados, com barreiras à entrada de novas empresas.
Similarmente, no mercado de fatores de produção, também definimos as formas de mercado em concorrência perfeita, concorrência imperfeita, monopólio e oligopólio no fornecimento de insumos.
Processo de Mensuração do Produto Agregado
Produto Agregado é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos na economia durante determinado período de tempo. A mensuração do produto considera que a produção de bens e serviços está relacionada com a geração de renda que ocorre durante o processo de produção ,tornando os fluxos de produção e renda ,medidos num mesmo período, iguais. A produção gerada tem como destino o mercado, onde os bens e serviços são demandados para consumo final ou para investimento. Diante da impossibilidade de se somar a quantidade de todos os bens e serviços na economia,