Trabalho de economia : monopólio
CAMPUS RONDONÓPOLIS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CORREIOS ESTRUTURA DE MERCADO: MONOPÓLIO
Rondonópolis - MT
23 de novembro de 2011
INTRODUÇÃO
No Brasil, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) ou simplesmente Correios, é uma empresa estatal que obtém a exclusividade em correspondências de interesse específico do destinatário, como faturas de cartões, talões de cheque, carnês e boletos.
Sendo assim, fica evidente a necessidade em desenvolver a estrutura de mercado dos Correios, juntamente, com suas funções e seus serviços prestados aos cidadãos.
DESENVOLVIMENTO
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) ou Correios foi criada em 20 de março de 1969 com o objetivo em satisfazer as necessidades dos indivíduos nos serviços postais. Tendo em vista que esse serviço requer muitas confianças de seus usuários.
Por conseguinte, trata-se de monopólio estatal, em que seu serviço é prestado e reservado exclusivamente pela ECT, conforme Decreto Lei 509 de 20 de março de 1969.
Por outro lado, em 05 de agosto de 2009 o Supremo Tribunal Federal determina que os Correios continuem com a exclusividade em correspondências de interesse específico do destinatário, como faturas de cartões, talões de cheque, carnês e boletos, mas autoriza empresas privadas a entregar correspondências e encomendas em geral como jornais, revistas e outros produtos vendidos.
Assim, no monopólio encontra-se um único vendedor que fixa o preço de seu produto. A oferta do vendedor é a oferta total do mercado, e a demanda do vendedor é a demanda total do mercado. Só há a concorrência entre bem vendido pelo monopolista, e os outros bens que nada tem a ver com o bem