Mononucleose
Sintomas A mononucleose pode começar lentamente com fadiga, mal-estar geral, dor de cabeça e dor de garganta. A dor de garganta piora lentamente. As amígdalas incham e desenvolvem uma placa branca amarelada. Os linfonodos do pescoço ficam frequentemente inchados e dolorosos. Uma erupção rosa, semelhante ao sarampo, pode aparecer, principalmente se você tomar os medicamentos ampicilina ou amoxicilina para a infecção de garganta. (NÃO devem ser administrados antibióticos sem um exame positivo para estreptococo.). Prevenção As pessoas com mononucleose podem ser contagiosas enquanto apresentarem os sintomas e por mais alguns meses depois. O tempo durante o qual uma pessoa com a doença é contagiosa varia. O vírus pode viver por várias horas fora do corpo. Evite beijar ou compartilhar utensílios se você ou alguém próximo tiver mononucleose.
Tratamento O objetivo do tratamento é aliviar os sintomas. Medicamentos como esteroides (prednisona) e antivirais (como o aciclovir) têm pouco ou nenhum benefício.Para aliviar os sintomas comuns da mononucleose: * Beba muito líquido. * Faça gargarejos com água morna e sal para aliviar a dor de garganta. * Descanse bastante. * Tome paracetamol ou ibuprofeno para a dor e a febre.
Você também deve evitar esportes de contato enquanto o baço estiver aumentado (para evitar uma ruptura) Fontes
’’Minha Vida: saúde, alimentação e bem-estar”. http://www.minhavida.com.br/saude/temas/mononucleose#top4 Fernanda Castro n° 12
Joyce Lima n°17
Danielli /Biologia 3°C
Mononucleose