Mononucleose
-------------------------------------------------
[editar]Tipos
Pode ter várias causas, sendo a mais comum delas a infecciosa, em geral causada por vírus. Geralmente, as infecções mais comuns são as provocadas pelo vírus Epstein-Barr (VEB), seguida pelo citomegalovírus (CMV).
A mononucleose infecciosa pode ser contraída com a ingestão de alimentos; carnes mal passadas, sushi e por frutas, legumes e verduras não lavadas corretamente. Louças mal lavadas também podem provocar tal doença.
-------------------------------------------------
[editar]Sintomas
Embora os sintomas mais expressivos e que exigem cuidado durarem algumas semanas, outros sintomas podem perdurar por diversos meses ou, em alguns casos, por mais de um ano. Entre eles estão o sono em excesso, falta de apetite, de fome e de sede, febres acima dos 39º. O indivíduo que sofreu com a doença deve prestar atenção nesses fatos e procurar se alimentar e se hidratar bem. Entre esses fatores, os meses que se seguem à mononucleose podem vir acompanhados de leves tonturas, principalmente se seguidas de alimentação ou hidratação deficientes.
Essa também é a doença de que o tenista sueco Robin Söderling está sofrendo, inclusive já afetou outro campeões mundias do tênis como o suíço Roger Federer e o americano Andy Roddick, e também o ex-campeão dos pesos pesados do UFC Brock Lesnar e mais recentemente (2012) o jogador de snooker Ronnie O'Sullivan. | Este artigo sobre Patologia (doença) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. |
Mononucleose Infecciosa
A mononucleose infecciosa (MI) clássica, conhecida também como “febre glandular” e “doença do beijo”, é uma enfermidade que apresenta baixa mortalidade e letalidade, manifestando-se de forma aguda e normalmente de forma benigna. É causada por um vírus conhecido como Epstein-Barr (EBV),