Mononucleose
Laryssa Vieira
2° B
O que é?
Também conhecida como a doença do beijo, a mononucleose costuma acometer os adolescentes, quando despertam para a vida sexual. Provoca febre, enfartamento dos gânglios do pescoço e das axilas, comprometimento do fígado e do baço, entre outros sintomas. O vírus responsável pela doença é o Epstein-Barr, da família Herpesviridae, transmitido pela saliva contaminada num contato íntimo entre as pessoas, daí o nome doença do beijo.
Epidemiologia
O EBV é um vírus bastante comum no mundo inteiro, e estudos demonstram que até 95% da população americana foi infectada por EBV nalguma altura das suas vidas. A infecção por EBV, especialmente se ocorrer cedo na infância, não causa sempre doença e é frequentemente assintomática. No entanto, quando a infecção ocorre nos primeiros dez anos de vida ou na adolescência, a mononucleose infecciosa irá desenvolver-se em 50% dos casos. A maioria das pessoas foi exposta ao vírus quando criança, e, como resultado, desenvolveu imunidade ao vírus. Progressão
Período de Incubação: 4 a 6 semanas (febre e dor de garganta). Após a infecção aguda, o vírus pode permanecer na secreção oral/meses e encontrado em 5 a 20% de soropositivos saudáveis.
Em quanto tempo o quadro clínico deve regredir? A regressão é lenta. O mal-estar e a indisposição levam algumas semanas para passar e os gânglios, um ou dois meses para retornarem ao tamanho normal.
Sintomatologia
Falta de apetite
Dor de garganta
Mal-estar
(pús)
Dor de cabeça
Febre (39,5°C) tarde e início da noite
Vômito
Náuseas e Calafrios
Dor muscular
Diagnóstico
O diagnóstico pode ser feito por um exame de sangue específico. Quando adultos fazem esse exame, a maioria fica sabendo que foi infectada pelo vírus e teve a doença no passado sem se dar conta de sua atividade, pois os sintomas foram confundidos com os de infecções banais comuns na infância e na adolescência. Em alguns casos, porém, os quadros são mais