Mononucleose
“ A doença do beijo”
O que é Mononucleose?
•
A mononucleose é uma doença causada pelo vírus de Epstein-Barr. Esse vírus invade as células que revestem o nariz e a garganta, afetando os linfócitos B
(glóbulos brancos responsáveis pela produção de anticorpos). Essa infecção pode ser assintomática ou apresentar febre alta, dificuldade para engolir, tosse e outros sintomas.
•
A infecção causada por este vírus é muito frequente e afeta principalmente crianças, adolescentes e adultos igualmente. Cerca de 50 % das crianças já sofreu uma infecção pelo vírus de Epstein-Barr antes dos cinco anos de idade.
Os adolescentes e os adultos jovens costumam contrair mononucleose infecciosa pelo beijo ou contato íntimo com alguém já infectado.
•
Algumas pessoas que foram infectadas com a mononucleose podem contaminar outras pessoas mesmo depois que os sintomas cessaram, sendo que o período de transmissão pode durar um ano ou mais.
Sintomas
Os sintomas da mononucleose podem incluir:
Fadiga
Sensação geral de mal-estar
Dor de garganta
Inflamação de garganta que não melhora com o uso de antibióticos e febre
Inchaço dos gânglios linfáticos no pescoço e axilas
Amígdalas inchadas
Dor de cabeça
Erupção cutânea
Baço suavemente inchado.
•Em crianças com menos de cinco anos de idade, o quadro clínico pode ser atípico, apresentando diarréia, pneumonia, otite média, bronquite, epilepsia, infecção do trato urinário, entre outros
Tratamento
•
De forma geral, a mononucleose infecciosa é curada de maneira espontânea, em algumas semanas. No entanto, a fadiga pode incomodar o doente por vários meses. O médico encarregado do tratamento do paciente pode prescrever antibióticos se suspeitar uma complicação bacteriana.
O tratamento da mononucleose não é então específico, mas composto essencialmente de:
•
- bastante repouso
- tomada de antálgicos (anti-dor como o paracetamol, antiinflamatórios, antipiréticos). - ingestão de bastante líquido.