mononucleose
Sinônimos: Angina monocítica, doença do beijo
A mononucleose é uma infecção viral que causa febre, dor de garganta e glândulas linfáticas inchadas, principalmente no pescoço.
Consulte também: Mononucleose infecciosa (infecção aguda por citomegalovírus)
Causas
A mononucleose é frequentemente transmitida pela saliva e pelo contato íntimo. É conhecida como "doença do beijo" e ocorre mais com frequência entre 15 e 17 anos. Entretanto, a infecção pode se desenvolver em qualquer idade.
A mononucleose em geral está ligada ao vírus Epstein-Barr (EBV), mas também pode ser causada por outros organismos como o citomegalovírus (CMV).
Exames
Durante o exame físico, o médico pode encontrar linfonodos inchados na região frontal ou posterior do pescoço, bem como amígdalas inchadas com uma placa branca amarelada.
O médico também pode sentir que o fígado ou o baço estão inchados ao apalpar sua barriga. Pode haver uma erupção cutânea.
Os exames de sangue muitas vezes revelam uma contagem de leucócitos mais alta do que o normal e glóbulos brancos de aparência estranha, chamados de linfócitos atípicos, são vistos quando o sangue é examinado em um microscópio. Linfócitos atípicos e exames alterados da função hepática são característicos da mononucleose.
O monoteste será positivo para mononucleose infecciosa.
Um exame especial chamado de título de anticorpos pode ajudar seu médico a distinguir entre uma infecção por EBV aguda atual de uma que tenha ocorrido anteriormente.
VOLTAR AO TOPO visão geral sintomas tratamento e cuidados convivendo (prognóstico) prevenção encontre um médico
Sintomas de Mononucleose
A mononucleose pode começar lentamente com fadiga, mal-estar geral, dor de cabeça e dor de garganta. A dor de garganta piora lentamente. As amígdalas incham e desenvolvem uma placa branca amarelada. Os linfonodos do pescoço ficam frequentemente inchados e dolorosos.
Uma erupção rosa, semelhante ao sarampo, pode aparecer, principalmente se