Monolog
. Este tipo de papel é utilizado para representar relações funcionais exponenciais entre duas grandezas. Existem basicamente dois tipos de papeis logarítmicos: .
.
8.1- PAPEL MONO LOG
. Neste papel, um dos eixos é uma escala logarítmica e o outro é uma escala linear. Este tipo de papel é utilizado quando a função a ser representada é do tipo:
Note que na relação acima, qualquer que seja o número b, ajustando-se as constantes k e c podemos represntar a mesma curva, isto é, existem infinitas maneiras de se representar a mesma curva.
Em física, é muito conveniente usar para b o número irracional e = 2,7182818... base dos logarítmicos neperianos. Desta forma a relação entre x e y é escrita: ..
( 1 ) .
.
8.2- PAPEL LOG-LOG OU DI-LOG
. Neste papel, ambos os eixos são escalas logrítmicas. Este tipo de papel é utilizado quando a função a ser representada é do tipo:
.
.
8.3-USO DO PAPEL MONO LOG.
. Aplicando logarítmo neperiano ( base e ) aos dois membros da equação 1 acima: .
temos:
.
Vemos que esta é uma relação linear entre ln y e x com coeficiente linear ln k e coeficiente angular c.
Como vimos anteriormente, distâncias estarão representando os logarítmos dos números portanto, para se construir o gráfico, basta marcar diretamente os pontos correspondentes aos valores de x e y nos eixos logarítmicos.
O coeficiente linear ln k da equação é obtido diretamente da ordenada y correspondente a x = 0 e como neste caso:
ln y = ln k temos o valor de y = k no ponto correspondente a x = 0.
Costuma-se indicar o valor de y para x = 0 como portanto:
Quanto ao coeficiente angular da reta será dado pela relação:
.
. Lembrando que