Monolog
LABORATÓRIO DE FÍSICA
3ª Experiência: Construção de Gráfico em papel Monolog
1) Objetivo
Saber construir gráficos em papel monolog, utilizando técnicas adequadas.
Encontrar, a partir do gráfico uma lei geral.
2) Dados da Teoria
Gráfico em papel Mono-Logarítmico (Mono-Log)
Considere uma função u = A . e-Bv, onde A e B são constantes. Um diagrama cartesiano (v, u) fornece uma curva exponencial. Trabalhando com logaritmos pode-se escrever: log u = log A – B . v log e log u = log A + (-B log e).v (I)
A identidade (I) pode ser reescrita na forma: log u = y = a + b . v (II) sendo y = log u (variável) a = log A (constante) b = -B . log e (constante) v = v (variável)
A partir da equação (II), pode-se perceber que um diagrama (v, log u) resulta numa reta de coeficiente linear log A e coeficiente angular –B . log e; deve-se entender que a mudança da variável u pra log u no diagrama cartesiano produziu uma anamorfose.
Para que o diagrama (v, log u) fosse construído em milimetrado, ter-se-ia a necessidade do calculo do logaritmo da variável u. Como isto seria trabalhoso, o que se faz na realidade, é lançar mão de um papel monolog. O papel monolog é constituído de um eixo milimetrado e outro em escala logarítmica. A diferença básica entre esses eixos é que, na escala logarítmica a distância entre a origem e um outro ponto do eixo é proporcional ao logaritmo do número associado a este ponto.
3) Para certa amostra radioativa, o numero de átomos N(at) decai com o tempo, segundo a tabela:
t (s)
0
20
40
60
80
100
120
140
160
180
200
N (at)
4000
3300
2800
2350
2000
1687
1428
1200
1000
885
720
a. Construir o gráfico ( t, N(at)) em papel milimetrado.
b. Sabendo-se que o decaimento radioativo segue a lei N = No . e –λt determine No e λ através do gráfico. Ou seja, determine a lei geral.
Resolução
a._______________________________________________________________.