Relatório bioquímica
Carboidrato composto de uma única unidade sacarídea que se caracteriza pela presença de um grupamento de carboxila terminal.
São monossacarídeos que possuem como base um grupo aldeído ( H-C=O) e álcool (-C-OH).
Cetose (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cetose) A cetose é um estágio no metabolismo que ocorre quando o fígado converte gordura em ácidos graxos e corpos cetônicos, que são utilizados como fonte de energia para o corpo.
A subnutrição e a diabetes não controlada podem produzir cetose. Cetose é tóxica para as células, podendo causar diversos problemas. A pessoa em fase de cetose expele através da respiração um odor desagradável peculiar.
Frutose (http://www.mundoeducacao.com/quimica/frutose.htm)
Frutose é considerada um monossacarídeo, por não sofrer hidrólise e por conter um único grupo funcional cetona. Dessa forma, ela é uma cetose.
A fórmula molecular da frutose é C6H12O6 e, na natureza, a frutose pode se apresentar com a cadeia carbônica fechada ou aberta, conforme mostrado por suas estruturas abaixo:
A cadeia fechada da frutose apresentada acima é uma β-frutose, pois a hidroxila do lado direito ao heteroátomo oxigênio está voltada para cima. Se ela estivesse voltada para baixo, seria então uma α-frutose.
A frutose é o monossacarídeo mais doce existente, sendo que pode ser encontrada no mel e em muitos frutos, de onde surgiu o seu nome “açúcar de frutos”. Ela normalmente encontra-se combinada com a glicose nesses alimentos. A frutose também pode ser obtida por meio da hidrólise do polissacarídeo inulina.
É uma substância que se cristaliza com dificuldade, em forma de agulhas incolores solúveis em água, e que é usada na fabricação de alguns alimentos, por ser doce.
Glicose (http://www.significados.com.br/glicose/)
Glicose é um monossacarídeo (açúcar simples) de fórmula molecular C6H12O6 usado pelo organismo como principal fonte de energia. Também é um dos principais produtos da fotossíntese que ocorre nos vegetais. A Diabetes é a