Entrevista com assistente social
Bom, aqui dentro, quanto organização... digamos... como chama... o cronograma da unidade, nós temos um cordenador, um assitente técnico.. só que assim, hoje, nomeado pelo GDF, só o coordenador. A gente tem dois assitentes técnicos: um voltado pra equipe técnica, e outro voltado pra quesçtao admnistrativa, que são os assessores do coordenador. Temos os assistentes sociais,s os psicólogos, os educadores, que são de nível superior todos. Aí temos os agentes sociais, que são de nível médio e o pessoa do administrativo também. Então essa é a formação da unidade do centro pop.
VOCÊ TEM NOÇÃO DE QUANTOS PROFISSIONAIS TEM AQUI?
Em média 50, nao sei exatamente o número exato. Bom, vou pensar de uma forma geral. Assitentes Sociais são uns 5, psicólogos são 6, aí educadores são uns 10. A equipe administrativa também são 6... E aí, os agentes sociais são 4. Inclusive nós temos mais 3 assistentes sociais que são da unidade, estão trabalhando no creas.
QUESTÃO DO SERVIÇO SOCIAL E A QUESTÃO DE RUA.
Eu acho que eu falei um pouco no começo... eu acho que o trabalho do assitente social aqui dentro do centro pop é o carro-chefe. Porque muitas vezes a pessoa já chega dizendo "eu quero falar com o assistente social", muitas vezes não conhece a profissão, mas sabe que é o assistente social que dá a orientaçao com relaçao a garantia de direitos ne, a encaminhamento pra redes assitenciais. A psicologia por exemplo, o pessoal tem muito a ideia de terapia ainda, e aqui dentro não existe a terapia. Existe o atendimento pontual dentro de um acompanhamento que esta sendo realizado no centro pop. Mas o serviço social é bem abrengente, no sentido de ter várias ares, que você tem que fazer o contato. Eu enquanto assistente social, tenho que entrar em contato com assistente social de hospital, estar encaminhando pra tratamentos em centros de saudes - cras, creas,