Entrevista com assistentes sociais e o paralelo com a comunicação social
Por Satiê Andrade Barros
A comunicação influencia todas as relações sociais e é de ínfima importância ao cotidiano. Com objetivo de fazer um paralelo entre Comunicação e Serviço Social, podemos perceber o quanto a comunicação influência a maneira de pensar e de agir das pessoas. E isto é muito percebido na nossa prática profissional. O serviço Social assim como as demais profissões devem se utilizar dos meios de comunicação para estreitar a relação com usuário e facilitar sua prática. Percebendo este paralelo traçado, aplicamos questionários tentando enfatizar a relação da comunicação na atuação do assistente social de diversos campos: assistência, área jurídica e da saúde. Como os instrumentos comunicativos se modificam dependendo da área de atuação, como o usuários se utilizam dos meios de comunicação e como a própria visão das assistente social foi se modificando perante as mídias no decorrer da sua formação.
ENTREVISTA1
Entrevistada: Nádia Barbosa
Atuação: Centro de Prevenção à Criminalidade/ PrEsp Tempo de Atuação: Quinze anos Ano de Formação: 1996
1)No período da sua formação profissional, você teve a disciplina comunicação social?
Sim, durante o processo de formação tinha outra visão da disciplina e não conseguia dimensionar sua importância na minha prática, uma vez que, o conteúdo não foi muito proveitoso.
2)Como você enxerga o papel da comunicação na sua atuação profissional?
Essencial, aliás, a comunicação influencia todos os âmbitos da nossa vida. Na atuação profissional, muitas vezes a comunicação facilita o acesso dos usuários não só a informações, nas também a direitos. Porém algumas vezes, a notícia por ser tendenciosa, direciona o pensamento e atitudes das pessoas, neste caso, a mídia funciona como massificadora e alienadora.
3)Os meios de comunicação influenciam sua prática de qual forma?
A comunicação pode ajudar o Serviço