Resumo Contailidade 1
A contabilidade tem sua origem em tempos remotos, foi por volta do século XI que começou a surgir na Itália, porem somente no século XV que realmente começou a ser escrito sobre o assunto. A contabilidade é uma ciência social que estuda a formação e a variação do patrimônio, medindo para poder informar os aspectos quantitativos e qualitativos. Estuda, registra e controla o patrimônio das entidades, tendo essas fins lucrativos ou não, e se torna um instrumento de informação para tomada de decisões na empresa. O patrimônio citado é o objeto da contabilidade, controla-lo é a sua finalidade. Possui muitos usuários, dentre eles Investidores, bancos, empresas, governo, entre outros, e seu profissional pode ser um contador autônomo, trabalhar em empresas publicas ou privadas ou ir para a área de ensino. Existe um Conselho Federal de Contabilidade, o CFC, possui um representante em cada estado e no distrito federal, o conselho orienta, normatiza e fiscaliza o exercício da profissão no Brasil. Existe também o conselho regional de contabilidade, o CRC, que exerce uma fiscalização preventiva e registra as atividades dos profissionais. O patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados a uma pessoa física, pessoa jurídica ou a uma entidade.
Um bem é tudo que pode ser avaliado economicamente e que satisfaça necessidades humanas, podem ser tangíveis (tem existência física) ou intangíveis (não possuem existência física), também podem se diferir por serem bens imóveis (vinculados ao solo) ou bens móveis (podem ser removidos por si próprios ou por outras pessoas).
Um direito no patrimônio significa ter a propriedade e não ter a posse, um imóvel alugado, por exemplo, ou valores a serem recebidos de terceiros, por conta de uma venda a prazo, por exemplo.
Uma obrigação é uma divida ou um compromisso de qualquer espécie ou natureza, que é assumido perante terceiros, por exemplo um pagamento posterior a ser feito aos fornecedores,