gráfico em papel monolog
Disciplina: Química Geral
Professora:
Auxiliar Docente:
Aluno
Setembro de 2014
Objetivo.
Estudar a separação das misturas, aplicando o método mais adequado, e aprender na pratica a importância das propriedades das substâncias e como elas facilitam a separação das misturas.
Introdução.
Misturas são associações de duas ou mais substâncias diferentes sem necessariamente serem definidas proporções.
Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. Em função disso, são necessários métodos de separação para a obtenção de uma determinada substância. Para a separação dos componentes de uma mistura são utilizados processos físicos denominados análise imediata. Esses processos não alteram a composição das substâncias que formam uma dada mistura. Os métodos para que isso se concretize são: filtração, destilação, decantação, cromatografia, derivatização, centrifugação, entre outros. Neste experimento iremos utilizar os métodos de cromatografia e centrifugação.
Cromatografia: É uma técnica de separação de misturas e identificação de seus componentes. Esta separação depende da diferença entre o comportamento dos analitos entre a fase móvel e a fase estacionária. A interação dos componentes da mistura com estas duas fases é influenciada por diferentes forças intermoleculares, incluindo iônica, bipolar, apolar, e específicos efeitos de afinidade e solubilidade.
Em 1906 o botânico russo Mikhail Tswett descreveu suas experiências na separação dos componentes de extratos de folhas. Em 1952, Archer John Porter Martin e Richard Laurence Millington Synge ganharam o Prêmio Nobel de Química pela invenção da cromatografia de partição. Desde então, a tecnologia tem avançado rapidamente.
Será descrito um procedimento experimental de cromatografia em papel, uma das variações existentes de cromatografia. Neste experimento, com uma tira de papel filtro cortado. O papel então é imerso no recipiente contendo o