moinhos
A moagem é responsável pela redução do tamanho das partículas, com a finalidade de:
Liberar o mineral de interesse para as operações de concentração subsequentes;
Atingir granulometrias compatíveis com as especificações industriais e de mercado;
Facilitar o manuseio do material, possibilitando o transporte através do bombeamento de polpas.
A operação de moagem se processa por meio de três mecanismos principais de cominuição (impacto, compressão e cisalhamento) através da movimentação da carga dentro do moinho.
Diversos são os fatores que influenciam a operação dos moinhos de bolas. A determinação de cada um deles pode levar à obtenção de um produto mais fino, ou mais grosseiro, e consequentemente, aumentar ou diminuir a eficiência de moagem. São eles:
Tipo de processo via úmida ou via seca;
Tipo de circuito, aberto ou fechado;
Carga circulante;
Porcentagem de sólidos/ densidade da polpa;
Corpos moedores;
Movimento da carga dentro do moinho;
Velocidade de operação;
Fator de enchimento/ volume da carga dentro do moinho.
Desenvolvimento
1. Princípios de Funcionamento dos moinhos
Moinho de Bolas
O moinho de bola é um equipamento com rotação horizontal propulsionado por uma engrenagem externa. Os materiais são transferidos uniformemente para a câmara de moagem através de uma haste tubular. Há um protetor da escada e um protetor ondulado e diferentes especificações de bolas de aço na câmara. A força centrífuga causada pela rotação do tambor eleva as bolas de aço até certa altura e então o impacto da queda mói os materiais. Os materiais moídos são descarregados através da plataforma de descarga e assim o processo de moagem é finalizado.
MOINHO DE IMPACTO OU MARTELOS
O britador de Impacto é usado em britagem primária. Neste tipo de britador, a fragmentação feita por impacto ao invés de compressão. São caracterizados por desgaste elevado de suas peças, por isto estão limitados a materiais não abrasivos.
Por meio do