Moinho de bolas
MOINHO DE BOLAS |
Lethiane Rocha
Pelotas, novembro de 2009.
Parte I
Introdução
O moinho de bolas é uma ferramenta eficiente usada para moer diversos tipos de materiais em pó fino, é usado para moer vários tipos de materias, ou para selecionar minerais. É muito utilizado na indústria de materiais para construção , indústria química, etc. Existem duas formas de moagem: processo seco e processo úmido. O moinho de bolas pode ser de tipo tabular ou de tipo fluido dependendo da forma em que o material é descarregado.
Forma de Operação
Este moinho de bolas é de tipo horizontal e de grade, com mecanismo de ação tubular e duas salas de armazenagem, e funciona externamente através de uma engrenagem. Os materiais entram em espiral e de forma uniforme na primeira sala de armazenagem através do eixo oco de introdução de material. Nessa sala há um quadro de escalas que tem instaladas diferentes especificações de bolas de metal. Quando o corpo de barril rota e produz força centrífuga, as bolas são elevadas e descem para moer o material. Após essa primeira britagem grossa, o material entra na segunda sala de armazenagem para uma nova moagem. No fim do processo, o pó é descarregado pelo sistema de saída. Obviamente que quanto maior for o tempo de duração do ciclo de moagem mais fino será o produto final. O tamanho médio final das partícluas moídas depende da dureza do material a moer e do tempo de moagem.
Parte II
Empresa: Metso Minerals
Endereço Eletrônico: www.metsominerals.com.br
18' x 22' - Moinho de Bolas 5.500 HP
O moinho de bolas overflow da Metso tem dimensões que vão de 5' x 8', com 75 HP, até 26' x 41', com 20.000 HP. Moinhos de bolas maiores encontram-se disponíveis com acionamentos com pinhão duplo ou com motor de anéis.
Aplicação
A