Normalização
Conceito de Normalização;
Objetivo da Normalização;
Impactos da Normalização;
Benefícios da Normalização;
Normas Nacionais, (ABNT e SINMETRO)
O Processo de Elaboração das Normas Brasileiras (NBR)
INTRODUÇÃO
Normalização não é coisa nova, existindo desde os primórdios da civilização, quando o homem começou a realizar transações comerciais, e faz parte do nosso dia-a-dia, embora não nos demos conta disso. Podemos descrevê-la como a aplicação de regras às atividades do homem, com as quais a humanidade vem, desde tempos remotos, procurando regular seus relacionamentos dentro da comunidade, em vista da necessidade de estimar dimensões, pesos e distâncias para construir, produzir e colher sua alimentação e intercambiar gêneros e produtos diversos.
A Normalização, que é a organização sistemática das atividades pela aplicação de regras comuns, ganhou grande impulso principalmente a partir da Revolução Industrial, quando cresceu a necessidade de utilização de normas que permitissem a produção de peças intercambiáveis, em virtude da transformação da produção artesanal em fabricação de grandes lotes com produção seriada.
Assim, a normalização é uma das bases das modernas sociedades industriais. A normalização vem se desenvolvendo desde o final do século XIX e início do século XX. Como atividade sistematizada, teve início na indústria mecânica, elétrica e da construção civil, abrangendo progressivamente os demais setores da economia. Por outro lado, a importância da normalização para as empresas estava fundamentalmente centrada nos diversos mercados nacionais, em que cada país desenvolvia o seu conjunto de normas para orientar o seu mercado interno. Desta maneira, o seu desenvolvimento acompanhava o próprio desenvolvimento industrial das nações, sendo muitas vezes percebida como uma atividade dos países desenvolvidos.
Assim, nos países menos desenvolvidos, a normalização foi durante muitos anos considerada uma