moinho
Objetivo do projeto
O projeto de um moinho, assim como o de qualquer equipamento de engenharia, visa, inicialmente, atender a uma demanda de capacidade de trabalho, que pode ser a produção por tonelada ou por unidade de tempo, e suas dimensões externas e internas e os materiais de construção devem ser definidos para atender as exigências do serviço. O presente projeto de pesquisa visa elencar os critérios que são adotados para dimensionar, selecionar e detalhar moinhos de bolas e moinhos verticais de rolos para sua aquisição por indústrias cimenteiras, visando o moinho vertical de Rolos sendo o mais indicado hoje para plantas de moagem.
Fundamentação Teórica
Para a parte inicial do estudo foi priorizada a utilização de referências encontradas na literatura especializada, em teses de mestrado e doutorado e, também, nos endereços eletronicos especializados em cimento e moinhos, como os da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e o do Sindicato Nacional das Industrias cimenteiras (SNIC).
Metodologia adotada O presente projeto de pesquisa tem como foco, dois tipos de moinhos, indicados paras as etapas de moagem nas industrias cimenteiras, o moinho de bolas e o moinho vertical de rolos. Foram citados na forma de tabelas os mecanismos de cominuição, as possíveis situações resultantes da operação e os movimentos dos corpos moedores.
Por fim, foram detalhados os principais componentes, as características e as vantagens e desvantagens de ambos os moinhos. Exemplos de moinhos verticais de rolos comerciais foram apresentados para ilustrar que esse tipo de moinho é o mais indicado hoje para novas plantas de moagem.