ATPS física etapa 1
Aula-tema: Campo Elétrico. Lei de Gauss.
Essa atividade e importante para compreender a ação e a distancia entre duas partículas sem haver uma ligação visível entre elas e entender os efeitos dessa partícula sujeita a uma forca criada por um campo elétrico no espaço que as cerca. Para realiza-la, devem ser seguidos os passos descritos.
Passo 1
Pesquisar em livros da área, revistas e jornais, ou sites da internet, noticia que envolvam explosões de fabricas que tem produtos que geram ou são à base de pó.
Passo 2
Supor que o pó (produto) de sua empresa esteja carregado negativamente e passando por um cano cilíndrico de plástico de raio R= 5,0 cm e que as cargas associadas ao pó estejam distribuídas uniformemente com uma densidade volumétrica p. O campo elétrico E aponta para o eixo do cilindro ou para longe do eixo?
Elas apontam para longe do eixo. Em condições normais, o átomo é eletricamente neutro, ou seja, o numero de prótons e igual ao numero de elétrons. Entretanto, os elétrons tem grande poder de se libertar dos átomos e eletrizar outras substancias. Tanto elétrons quanto prótons criam em torno de si uma região de influencia, ou campo de forca. Quando um elétron e um próton se aproximam o suficiente para que seus campos de forca possam influir um sobre o outro, eles se atraem mutuamente. Mas se dois elétrons põem em contato seus campos de forca eles se repelem entre si. O mesmo acontece quando 2 elétrons se aproximam. Para designar essas atrações e repulsões, convencionou-se dizer que as partículas possuem algo chamado carga elétrica, que produz os campos de forca. Os elétrons possuem carga elétrica negativa e os prótons, positiva. As cargas opostas se atraem e as cargas iguais se repelem.
Pois a carga negativa e a que tem tendência a se desprender do átomo passando assim para o cilindro de plástico, acumulando na parede interna.
Passo 3
Escrever uma expressão, utilizando a Lei de