Moeda
Dentro do conceito de administração estudado, observamos como exemplo à organização de um evento Kaizen, a importância de cada etapa descrita como funções essenciais para uma boa administração.
A definição de Kaizen de acordo com o site Wikipédia:
Kaizen (do japonês 改 善, mudança para melhor) é uma palavra de origem japonesa com o significado de melhoria contínua, gradual, na vida em geral (pessoal, familiar, social e no trabalho). Nos anos 50, os japoneses retomaram as idéias da administração clássica de Taylor e as críticas delas decorrentes para renovar sua indústria e criaram o conceito de Kaizen, que significa aprimoramento contínuo. Essa prática (exprimindo uma forte filosofia de vida oriental e sendo, por sua vez também, uma filosofia, uma cultura) visa o bem não somente da empresa como do homem que trabalha nela. As empresas são municiadas com ferramentas para se organizarem e buscarem sempre resultados melhores. Partindo do princípio de que o tempo é o melhor indicador isolado de competitividade, atua de forma ampla para reconhecer e eliminar os desperdícios existentes na empresa, sejam em processos produtivos já existentes ou em fase de projeto, produtos novos, manutenção de máquinas ou, ainda, processos administrativos.
´Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje!´
Planejar
Esta etapa é aquela onde tudo deve ser definido e previsto para que o resultado do projeto seja alcançado com êxito. Deve ser definido: O objetivo do projeto: redução do tempo de set up em 35%, com aumento de produtividade de 212 peças para 260 peças por hora, garantindo maior lucratividade para a empresa. A quantidade de equipes e de pessoas: uma equipe com 12 membros, de áreas diferenciadas da empresa. Critérios de aceitação da ideia: aumento de produtividade e redução de tempo nas operações facilitando o trabalho dos operadores Divulgação do projeto: o setor de produção é reunido para o treinamento que estará explicando