Moeda
O MEIO DE FACILITAR A CIRCULAÇÃO DAS MERCADORIAS
Resumo: falamos sobre moeda,papel-moeda, moeda-metálica moeda escritural ou bancária.
Palavras-chave: Moeda, moeda metálica, papel-moeda, moeda mercadoria, escambo
Introdução: Contaremos a história da moeda e sua real importância nos dias de hoje, a moeda como objeto de troca
Desenvolvimento: Moeda é um instrumento ou objeto aceito pela coletividade para intermediar as transações econômicas, para pagamentos de bens e serviços. Essa aceitação é garantida por lei, ou seja, tem curso forçado.
Antes da existência da moeda, o fluxo de trocas era de bens e serviços na economia dava-se por “escambo”, com trocas diretas de mercadoria por mercadoria (economia de trocas).
Funções e Tipos de Moeda
Instrumento ou Meio de Troca: Por aceitação geral, serve para intermediar o fluxo de bens, serviços e fatores de produção da economia.
Denominador Comum Monetário: Possibilita que sejam expressos em unidades monetárias ou valores de todos os bens de serviços produzidos pelo sistema econômico. É um padrão de medida.
Reserva de Valor: A posse da moeda representa liquidez imediata para quem possui. Assim, pode ser acumulada para a aquisição de um bem ou serviço no futuro. Claro está que o requisito básico para que a moeda funcione como reserva de valor é sua estabilidade diante dos preços dos bens e serviços já que a inflação corrói o poder de compra da moeda e da deflação (queda de preços) a valoriza.
Tipos de Moeda
Moedas Metálicas: Os metais preciosos passaram a assumir a função de moeda por diversas razões: são limitados na natureza, possuem durabilidade e resistência, são divisíveis em peso, etc. Para exercer o controle sobre os metais em circulação , foi implantada a “cunhagem” da moeda pelos governantes , o que deu origem à atual moeda metálica.