Moeda
JAMES HENRIQUE DE OLIVEIRA SOUZA – RA: A75BEH-3
THAMIRES FRANCIANE DINIZ - RA: A74789-0
MOEDA
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CAMPINAS - 2011
DÉBORA MOREIRA DE OLIVEIRA - RA: A97JIB-4
JAMES HENRIQUE DE OLIVEIRA SOUZA – RA: A75BEH-3
THAMIRES FRANCIANE DINIZ - RA: A74789-0
MOEDA
TRABALHO APRENSENTADO PARA AVALIAÇÃO DE PROVA BIMESTRAL DE ECONOMIA,
ORIENTADO PELO PROFESSOR LUIZ AYABE.
[pic]
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CAMPINAS - 2011
SÚMARIO
MOEDA
Moeda é o meio através do qual são efetuadas as transações monetárias. É todo ativo que constitua forma imediata de solver débitos, com aceitabilidade geral e disponibilidade imediata, e que confere ao seu titular um direito de saque sobre o produto social.
1. Funções da moeda
A moeda tem diversas funções, que justificam o desejo de as pessoas a reterem (demanda):
▪ Meio de troca: A moeda é o instrumento intermediário de aceitação geral, para ser recebido de um bem e entregue na aquisição de outro bem (troca indireta em vez de troca direta). Isto significa que a moeda serve para pagar débitos e é um meio de pagamento geral.
▪ Unidade de conta: Permite contabilizar ou expressar numericamente os ativos e os passivos, os haveres e as dívidas.
Esta função da moeda faz aparecer a diferença entre preço absoluto e preço relativo. O preço absoluto é a quantidade de moeda necessária para se obter uma unidade de um bem, ou seja, é o valor preciso em moeda. O preço relativo exige que se considere dois preços absolutos, uma vez que é definido como um quociente. “Assim, P1 e P2 designam os preços absolutos dos bens 1 e 2, respectivamente. P1/P2 é o preço relativo do bem 1 expresso em unidades do bem 2. Ou seja, é a quantidade de unidades do bem 2 a pagar por cada unidade do bem 1”.
▪ Reserva de valor: A moeda pode ser utilizada como uma acumulação de poder aquisitivo, a usar no futuro. Assim, tem subjacente o pressuposto de