atps tecnologia na educação
Mediação Pedagógica.
ETAPA 3
O fácil acesso à interação proporcionado pela tecnologia faz acelerar, cada vez mais, a chegada da informação e isto afetou diretamente a área educacional.
As
Ao ver todo esse desenvolvimento na educação, é importante ressaltar que as tecnologias devem ser analisadas e testadas, a luz das diretrizes da educação, para que não haja o uso indevido e inapropriado para se educar.
Nada pode mudar a participação efetiva do educador no processo de ensino/aprendizado de cada pessoa, ainda que existam diversas tecnologias a disposição.
Seja por meio de celular, computador ou TV via satélite, as diferentes tecnologias já fazem parte do dia a dia de alunos e professores de qualquer escola. Contudo, fazer com que essas ferramentas de fato auxiliem o ensino e a produção de conhecimento em sala de aula não é tarefa fácil: exige treinamento dos mestres
Entretanto, nem tudo esta perdido, pois também tem o lado bom de toda novidade, tais como, interação entre alunos e professores, aprendizado mais dinâmico, oportunidades iguais, crescimento no desejo do conhecimento, equipamentos modernos e de fácil utilização, disponível a todas as pessoas.
No entendimento geral ensinar não é somente falar aos ouvintes, mas é um processo de diversos fatores como, equipamentos, estrutura física, material usado, e é claro a própria interação aluno/professor.
Para os professores ensinarem melhor somente se tiverem uma atitude para com a vida, dos outros e consigo mesmo, na tentativa de sempre aprender, na tentativa de se comunicar e na tentativa de se praticar o que se aprende, para transformar cada momento numa fórmula especial de ensinar.
Sempre existirão alguns problemas no uso da Internet na educação, pois a mediação pedagógica deverá convergir num processo claro de ensino/aprendizado.
Os diversos ângulos da educação devem ser interligados, para obter-se resultados concretos e reais, mas sem perder o foco que é o