Empreendedorismo
Explique a diferença entre os mercados formal e informal.
Faça uma pesquisa na internet sobre um caso interessante de pessoas que atuam no mercado profissional como trabalhadores formais e informais. O instrutor/orientador deverá promover um debate dentro da sala de aula sobre os casos pesquisados. segundo o texto, Fernando Dolabela, especialista em empreendorsmo considera empreendorismo uma “forma de ser , e nao de fazer”. Como podemos compreender esta afirmação? Justifique sua
Procure em sua comunidade alguém que tenha uma história de solidariedade social para relatar.
você concorda ou não com a frase: “um empreendendor é uam pessoa que tem uam visão ampla das coisas , Possui ideias originais e nao se acomoda. ” justifique sua resposta.
Em 1776 um livro chama atenção, ”A Riquezas das Nações”, de Adam Smith que explicou claramente que não era a benevolência do padeiro se não o seu interesse próprio que o motivou para fabricar o pão. Do ponto de vista de Smith, os empreendedores eram os agentes econômicos que transformam demanda em fonte para seus benefícios e dos clientes.
Em 1848, o famoso economista John Stuart Mill descobriu espírito empreendedor com o surgimento da empresa privada. Esta abarcou os tomadores de risco, os responsáveis, e a os indivíduos que desejam riquezas manejando recursos limitados para criar novos negócios.
Uma das definições que melhor exemplifica espírito empreendedor foi enunciado por José Schumpeter (1934). Ele afirmou que o empreendedor é alguém que aplica a “inovação” dentro do contexto do negócio para satisfazer a demanda de mercado não atendida.. Na elaboração, ele viu a um empreendedor como inovador que executa a mudança dentro de mercados com a realização de novas combinações. A realização de novas combinações pode tomar varias