A moeda
A moeda
As economias dizem-se economias monetarias. Portanto são economias baseadas na moeda. Todos os bens são valorizados em moeda. Os pagamentos são feitos em moeda. Na generalidade a riqueza é guardada em moeda.
A moeda surgiu na altura postoricia e depois agricultura. Surgiram as trocas. Existem as trocas directas e as trocas indirectas. A troca directa utilizava-se quando, se trocava, como por kg de cenouras por um kg de maças e por outros alimentos. No entanto esta troca teve grandes defilculdades cada pessoa sentia em encontrar outra que tivesse interessado na troca de determinado produto; o factor de as pessoas atribuirem valores diferentes produtos e aos produtos não divisiveis; peso ao transportar ás vezes era dificil e também a validade, isto é, tinha que se trocar quando se tinha o produto em excesso. A troca indirecta utilizava-se quando, trocava-se, como por exemplo, uma boa alimentação por moeda, esta troca é a mais utilizada de hoje em dia, agora já não existe a difilculdade da troca directa de não encontrar um comprador, porque o individuo já entregará a moeda, ao valor que corresponde ao bem que deseja.
A primeira forma da moeda foi a Moeda-Mercadoria que consistia na escolha de um bem para servir de moeda. A mercadoria a ser escolhida foram o trigo e o sal. Mas, este tipo de moeda apresentava algumas defilculdades, como o transporte por grandes quantidades, esta moeda nem sempre era aceite por todos e também podia haver o azar de os animais comeram tudo e la se foi a riqueza toda em cinto minutos.
Em seguimento, o novo tipo de moeda é a moeda metal. Nessa existia a moeda de outro e a prata. Nesta moeda existia a moeda de ouro e prata. Dentro destas, é a moeda indefinida, definida e cunhada. A moeda de forma indefinida não tinha formato nem tamanho variável e havia o problema de transportar e a pesagem, era dificil de pasar. E porque? Por varias razões, isto é, eu podia ter a balança