Moeda
Moeda é o meio através do qual são efetuadas as transações comerciais e monetárias.
Ela é um Meio de Troca, ou seja, um ativo que possibilita com a obtenção de bens de que necessitamos sem necessidade de outros bens para dar em troca. Normalmente oferecido ou recebido pela compra ou venda.
É também uma unidade de conta: utilizada para medir o valor das coisas e para efetuar comparações de valor entre os diferentes bens.
Como se controla?
A principal função do Banco Central é controlar a oferta de moeda. Ele possui um monopólio sobre a oferta e produção de sua própria moeda. Para facilitar o comércio ente essas zonas monetárias, há diferentes taxas de câmbio, que são os preços aos quais as moedas (e os bens e serviços das zonas monetárias individuais) podem ser trocadas em relação a outras.
O Banco Central também tem como objetivo regular a moeda e o crédito, em níveis compatíveis com o crescimento do produto, ou seja, manter a liquidez do sistema econômico.
Para realizar o controle da Moeda, o Banco Central . ele dispõe dos seguintes instrumentos de política monetária:
1- Emissões – O Banco Central tem o monopólio das emissões. Ele deve colocar em circulação o volume de notas e moedas metálicas necessárias ao bom desempenho da economia.
2 - Reservas ou Depósitos Obrigatórios – o banco central influencia a oferta de moeda com reservas obrigatórias. Como por exemplo os bancos, que guardam certa parcela de seus depósitos no BC para atender ao seu movimento de caixa e compensação de cheques. Essa é a conta de reservas ou depósitos voluntários. O Banco central acaba
3 - Operações de Mercado (Open Market) – o banco central compra e vende obrigações do governo (títulos da dívida publica) ao publico. Se comprar obrigações, entrega dinheiro e, portanto, esta a aumentar a circulação de moeda. Se vender obrigações, a oferta de moeda diminui. Há, ainda, que considerar o efeito indireto do multiplicador da moeda.
4 - Taxa de Desconto – a taxa de juro