Barroco
Esse período se estende aos séculos XVI a XVIII. A literatura Barroca teve como principais polos a Itália, a Espanha e Portugal. Os principais escritores do período barroco são homens de instrução, pertencentes à nobreza, à burguesia, ao clero.
A produção literária do período chegava ao publico, sobretudo oralmente ou por textos manuscritos, que corriam de mão em mão, ou eram afixados em lugares públicos.
O homem vivia um dilema não sabia ao certo o que mais desejava, se eram os prazeres da vida ou se conservar “santo” para a Vida Eterna. Os temas acabaram por serem bastante opostos, por exemplo, perdão e pecado, bem e mal, espírito e matéria, céu e inferno. Isso acabou gerando a preocupação com o fato de a vida ser breve, portanto deveria ser aproveitada.
Momento Histórico:
O Barroco está muito relacionado ao contexto da Contrarreforma. Em 1517, o movimento religioso conhecido como reforma começa a dividir a igreja crista em católicos e protestantes. Essa divisão enfraquece a influencia do catolicismo na Europa. Com a Contrarreforma, 1563 a igreja católica tenta recuperar sua influencia de vários modos. Um deles é o incentivo as manifestações artísticas de temática religiosa, como arma para fortalecer a fé católica.
Em 1580 ocorre à Unificação Ibérica, quando Espanha passa a dominar Portugal.
Vivia-se a revolução comercial, a política econômica era o mercantilismo. A burguesia detinha o poder econômico. O Estado absolutista se consolidava, esse sistema era voltado para atender às necessidades da burguesia.
Características
O artista encontra-se dividido entre a fé e a razão. Daí a frequente utilização de antíteses, paradoxos e inversões, estabelecendo uma forma contraditória. Além disso, a utilização de interrogações revela as incertezas do homem barroco frente ao seu período e a inversão de frases a sua tentativa na conciliação dos elementos opostos como: carne/espírito, pecado/perdão, céu/terra
O pessimismo marca