Diversos
O Conceito de Pequena Empresa
Os critérios mais comuns para definição de pequena empresa envolvem desde o faturamento, o número de empregados, o capital, as vendas, etc. Como por exemplo, na definição da OCDE (Organization for Economic Corporation and Development), descrita por Ramos e Fonseca [CEN95], e também por Longenecker [LON97], uma pequena empresa é aquela que tem menos de 100 empregados.
A dimensão estratégica da qualidade está relacionada à inserção no planejamento estratégico da organização, a curto, médio e longo prazos, dos aspectos de planejamento e gestão da qualidade. Essa dimensão é o ponto de partida para uma empresa introduzir em seu meio a filosofia da gestão da qualidade, depende inicialmente da liderança do dirigente máximo da organização, e envolve integração entre as políticas de planejamento da qualidade, de planejamento dos negócios e de auto-avaliação organizacional, de acordo com a concepção de Merli (1993 ).
Por que a Qualidade nas Pequenas Empresas?
Segundo o Programa SEBRAE da Qualidade para Pequenas Empresas [SEB95a], são muitos os motivos que levam as empresas a implantarem um programa de gestão pela qualidade. Deming [DEM90] e Juran [JUR97], destacam que um dos fatores fundamentais para o sucesso é o comprometimento da alta administração, pois normalmente envolve alterações profundas de estrutura e de comportamento, que deve ser conduzido com segurança, liderança e participação. Ainda, segundo o Programa SEBRAE, o comprometimento somente se dá, a partir do momento em que o empresário tem consciência efetiva de que, através da qualidade ele pode obter resultados como:
• Segurança de mercado;
• Criação de novos negócios;
• Redução de custos;
• Conquista de novos mercados;
• Clima de incentivo, motivação e participação;
• Direcionamento da empresa para o cliente;
• Obtenção de retorno compensador.
O mercado em que atuam as pequenas empresas é extremamente competitivo. Por isso, a