A história da contabilidade
A HISTÓRIA DA CONTÁBILIDADE
A história da contabilidade é muito antiga, esta relacionada às primeiras manifestações humanas e surgiu da necessidade de proteção à posse e de perpetuação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.
A origem da contabilidade está ligada à necessidade de fazer registros de tudo o que ocorria no seu dia a dia principalmente na parte comercial.
À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses.
Foi pensando no futuro que o homem começou a fazer os seus primeiros registros, à medida que as operações econômicas se tornavam complexas o seu controle iria melhorando.
No período medievais diversas inovações na contabilidade foram introduzidas por governos locais e pela igreja, mas somente na Itália que surge o termo Contabilitá.
Podemos resumir a evolução da ciência contábil da seguinte forma:
COTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO: Período que se inicia com as primeiras civilizações a vai até 1202 da era Cristã, quando apareceu o Líber Abaci, da autoria Leonardo Fibonaci, o Pisano.
COTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL: Período que vai de 1202 da era Cristã até 1494, quando apareceu o Tratactus de Computis et scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo, publicado em 1494, enfatizando que a teoria contábil do débito e do crédito correspondesse a teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano.
CONTABILIDADE DO MUNDO MODERNO - período que vai de 1494 até 1840, com o aparecimento da Obra "La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche”, da autoria de Franscesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Obra marcante na história da Contabilidade.
CONTABILIDADE DO MUNDO CIENTÍFICO - período que se inicia em 1840 e continua até os dias